Personagem 3D para jogos com Blender – Tutoriais

Olá galera,

Comecei trabalhar nesta série com a intensão de ajudar a quem está iniciando os estudos na modelagem 3D e que curte jogos, fazer personagem para animação é diferente de fazer um personagem 3d para jogos, por isso resolvi dar um foco a essa série.

Embora já tenha um pouco de tempo, gostria de postar aqui no blog uma série de tutoriais que estou produzindo sobre criação de personagem 3D para jogos com Blender. Nesta série ensino a fazer este trabalho desde o princípio, da arte conceitual à exportação do arquivo para o jogo.

A linha de trabalho é bem simples: Começo com a arte conceitual, são os desenhos iniciais que faz-se antes de começar a modelagem no Blender, esses desenhos vão te deixar mais seguro do tipo de personagem e os detalhes que ele terá, isso elimina as chances de você ter retrabalho ou de ir modelando às cegas. Em seguida, com as imagens de referência começaremos a modelagem 3D, UV map (processo de abrir a malha em um plano 2D) para a texturização, pode-se trabalhar com mais de um mapa de textura, isso varia com o tipo de personagem e de jogo para o qual você está desenvolvendo. Depois o rig (fazer um “esqueleto virtual”) para o personagem, é o que possibilita fazer os movimentos a ele. Por fim, as animações que serão carregadas no jogo, depois é só exportar e pronto, você terá um personagem finalizado e jogável.

personagem 3D para jogos

Personagem 3D para jogos – Série de tutoriais no youtube

 

Quando comecei a produzir estava postando com uma boa frequencia, mas posteriormente acabei ficando sem tempo para produzir os vídeos e veio a dificuldade de continuar com os tutoriais, mas a série não está abandonada, assim que as coisas derem uma calmada vou retomar a produção das vídeo-aulas e dar continuidade ao curso.

Abaixo segue a play list do youtube com os vídeos, clique, assista e estude.

Se inscreva no meu canal e acompanhe a série e outros tutoriais de blender e pintura digital.

Série: Criando personagem 3D para jogos com Blender

www.youtube.com.br/kemuelpontobr

Personagem para jogos – Pescador 3D: modelado e animado

Personagem - Pescadorr 3D

Este personagem foi modelado no blender produzido para jogos.

Inicialmente fiz um concept art do personagem Pescador baseado em imagens de pescadores americanos, pois gosto do estilo de roupas que eles usam, primeiro desenhei no papel com lapis e fiz uma pintura bacana para ter uma ideia bem clara do que iria modelar, abaixo, na galeira, tem imagens do personagem e também uma imagem do concept desenhado a mão, com lapis e papel, a pintura foi feita com lápis pastel seco. Posteriormente a modelagem no Blender com poucos polígonos (low poly), isso o torna ideal para jogos inclusive jogos mobile que exige objetos leves para processamento dos celulares, este tipo de trabalho é bem interessante porque os pequenos detalhes como rugas, dobras nas soupas, olhos, pelos, sombras e luz e etc, são definidas na pintura, ou seja, na textura do modelo 3D, isso cabe não somente aos personagens do jogo como para todo o cenário e ítens presentes.

Depois de modelado e texturizado foi trabalhado o Rig, que é basicamente o esqueleto do personagem, é  o que fará com que ele seja animdo. Depois de rigado foram feitas as animações que serão executadas durante o jogo com os comandos de entrada, por exemplo: um toque na tela do celular que faz o personagem pular. Posteriormente, com o personagem modelagem, texturizado, rigado e animado, exportei para .fbx que é um formato muito utilizado para importação nas plataformas de montagem dos jogos como Unity 3D por exemplo.

Este modelo possui as animações: Parado, Andando, Correndo e Pulando, todas as animações foram feitas no blender.

Caso você queira mais informações sobre o trabalho, solicitar um orçamento para produção de uma personagem exclusivo para seu game ou se vc busca por tutoriais que ensine a fazer este tipo de produção, acesse meu site para contato ou meu canal no youtube para apender a modelar.

Pescador 3D

Segue abaixo imagens do personagem e um vídeo de demonstração das animações.

 

Abaixo o vídeo, aproveite e se inscreva no meu canal do youtube.